Bem-vindo! Este Blog é nosso!

"Disse eu aos nobres, aos magistrados e ao resto do povo: Grande e extensa é a obra, e nós estamos separados no muro,
longe uns dos outros;" Nee 4:19

Bem-vindo! Este Blog é nosso!



Soldados Feridos

Soldados Feridos

sábado, 20 de março de 2010

O Oleiro.

"A PALAVRA do Senhor, que veio a Jeremias, dizendo:
Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras,
E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas.
Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer,
Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel."
Jeremias 18:1-6


Sempre tive o desejo de experimentar um torno e moldar a argila. Só há pouco tempo tive este prazer. E todos já sabem, só me lembrei deste texto acima.
Assim quero compartilhar minha experiência.
Não quero comentar sobre o sentimento de dor do barro, quero falar sim, sobre a qualidade do barro.
Não é todo o barro que serve pra ser trabalhado pelo Oleiro. O Oleiro deve conhecer o tipo do barro, a sua qualidade, e o objetivo que ele deseja alcançar, pois o barro depois precisará ser queimado e sua resistência deverá ser boa.
O barro depois de escolhido, precisa ser amassado, e toda a pedrinha e sujeira, deve ser removida, pois ela poderá danificar a peça e mesmo machucar as mãos do oleiro. Assim ele molha, amassa e a deixa descansar, para que seja utilizada no momento adequado.
Bom, com todas estas informações,sei que todos nós já nos localizamos, e já podemos trabalhar no torno.
Mas como trabalhar no torno, se somos o barro? E Deus é o Oleiro!
Deus como Oleiro tem o poder e o conhecimento para escolher o barro adequado, e o barro só serve pra ser barro ou pra virar uma peça torneada, esculpida, moldada pelo artista.
Então o barro quando é amassado, não precisa entender o que acontece. O barro é sujeito ao artista. O barro não tem direito e nem mesmo pode opinar sobre o que será feito com ele.
Então porque dói tanto o trabalhar de Deus na nossa vida?
O que dói não é o trabalhar de Deus, e sim a nossa prepotência em querer ensinar ao Artista como Ele deve trabalhar. Pois o barro que é escolhido, está deixando na verdade de ser barro para ser uma peça que será vista e apreciada pelo Oleiro.
Sabiam que o Oleiro nunca desiste de um bom barro, ele o massa até que fique no ponto.
Muitas vezes pensamos que já estamos no ponto, mas ainda não estamos. Achamos que deveríamos estar no torno de Deus, ou mesmo uma obra já feita, secando ou mesmo no forno, mas já se passaram tantos anos e a gente ainda se vê sendo amassado. Enquanto muitos já estão no forno. Parece até que já estávamos no torno e a peça se quebrou, e a gente se desanimou, pois agora vai começar tudo de novo.
Não se desanime, o Oleiro ainda lhe quer e não vai desistir de amassar vc e eu, até estarmos no ponto de Deus, o Oleiro.
Precisamos lembrar que o barro é escolhido e o oleiro sabe escolher. Nós não somos joio, no meio do trigo.
Para o Oleiro todas as peças são lindas, pois foram moldadas por Ele.
Mesmo que seja uma série, cada peça é construída uma a uma e deve ter o mesmo cuidado.
Só que em um trabalho artesanal, nenhuma peça pode ser absolutamente igual a outra, e ai que está seu valor, a originalidade e exclusividade de cada peça. Tanto que para uma possível venda, o trabalho artesanal vale muito mais do que um em série, industrializada.
O barro está tranquilo nas mãos do artista. Não penso em um barro que pensa, que age, que opina e que é capaz de sentir alguma dor. Penso que é algo vivo, mas que entende sua função na natureza.
Se o barro pudesse falar ele diria: agora estou nas mão hábeis de Alguém que vai fazer de mim, algo novo. Irei a caminho da grande transformação.
Nunca soube de uma peça feita de barro, que tenha se negado a entrar em um forno pra enfim se tornar uma peça utilitária ou decorativa.
Meus irmão Betelinos, estamos nas Mãos do Oleiro, e tudo há de correr bem. Nosso negócio é fé e submissão.
Não se permita sentir a dor de ser amassado, somos apenas barro nas mãos de quem sabe o que está fazendo.
E depois ainda tem o fogo, que dará firmeza a obra do Oleiro. Ai você pensa que sua firmeza será igual a do barro? Claro que não.
Ninguém nem vai lembrar que aquela peça linda, e útil foi um dia um barro.
Depois de pronto não se destrói com tanta facilidade.
O trabalhar de Deus é só pra nos transformar e dar maior resistência, não é pra nos aniquilar.
Entregue-se ao trabalho que Deus está fazendo primeiro em você, depois de tudo pronto Ele vai lhe usar, vai sim, você foi escolhido, esqueceu? Não dá mais pra voltar a ser um barro qualquer, a escolha foi feita, submeta-se.
Abraços fraternais.
Magali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário