Bem-vindo! Este Blog é nosso!
"Disse eu aos nobres, aos magistrados e ao resto do povo: Grande e extensa é a obra, e nós estamos separados no muro,
longe uns dos outros;" Nee 4:19
Bem-vindo! Este Blog é nosso!
Amar é...
Realmente amamos quem queremos amar.
Há na Bíblia, várias recomendações sobre o amor incondicional que devemos manter com o nosso próximo, e até com quem está longe. Mas nós só amamos a quem desejamos amar. Temos controle sobre a intensidade do amor e sobre a quantidade. Claro que é mais fácil amar quem nos faz bem, quem nos alegra e nos faz feliz, porém o grande desafio é amar os que nos perseguem, quem nos maltrata e nos faz mal, de todas ou de alguma forma.
Gosto de escrever e falar sobre o amor. Na nossa adolescência, tivemos um envolvimento espiritual muito forte, com a Bíblia, e com outras pessoas que a conheciam muito bem. Desejamos ardentemente os dons espirituais. Desejamos ter o dom de curar, e profetizar, mas fomos fortemente alertados que o dom que se deve almejar é o dom do amor. Assim venho buscando desde então.
Mas porque o amor é um dom?
Porque “Deus é amor”. O amor é a essência de Deus. Ele compartilha sua essência em forma de dom. Sem que Deus conceda este dom é impossível amar os inimigos por exemplo.
Penso que muitas das nossas expectativa, estão equivocadas. Pedimos a Deus o dom de amar, e achamos que está tudo certo, já estamos amando.
Amar é um dom e desenvolvê-lo é nossa tarefa. O controle é nosso. A disposição de amar é nossa.
Deus concede o dom e nós o multiplicamos assim como na Parábola dos talentos. Todos receberam certa quantidade de talentos e os que aplicaram, receberam rendimentos e ainda mais o Senhor lhes deu como gratificação, porém aquele que escondeu para devolver sem perdas, foi destituído de tudo o que tinha pois, se revelou um covarde, porque teve medo de aplicar. Ele não confiou em si na mesma proporção que seu Senhor confiou nele. Pois é a covardia e o medo, são inimigos do amor.
Para amar é preciso que confiemos em nós na mesma medida que Deus nos confia o Seu dom, sua essência a nós. Ele sabe que podemos desenvolver este dom, e por isso dá sem medida.
Para amar é preciso coragem para arriscar. Arriscar a sofrer, a ser enganado, a se passar por idiota, mas também arriscar a ser feliz muito feliz. Sim é por causa dele, o amor que sofremos. Sofremos porque desejamos ser felizes. Parece um contrassenso. Mas é que a vida é uma só para todos com relção aos sentimentos. Todos nós nascemos com a capacidade de amar e odiar, ser feliz e fazer alguém feliz, sofrer e fazer outros sofrerem e por ai vai. Assim o dom de amar é de Deus e a determinação e a coragem são nossas.
Viver com Deus não é só alegrias e festas, mas é fazer a caminhada no “vale da sombra e da morte e não temer mal algum, porque o Senhor está comigo, e Sua vara e Seu cajado me consolam, unges minha cabeça com óleo e meu cálice transborda, e certamente a bondade e a misericórdia me seguiram todos os dias da minha vida...” Salmo 23: 4-6
Amar é “coisa” de corajoso. Talvez seja por isso que Josué, ao receber do Senhor a incumbência de levar o povo Hebreu à terra prometida, tenha recebido este conselho: “Não to mandei Eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo, por onde andares.” Josué 1:9.
Ainda na parabola dos Talentos, quem conseguiu lucro com os talentos que recebeu,ganhou sua recompessa. Assim seremos, se desenvolvermos o dom do amor, seremos cada vez mais cheios de amor e o Amor é Deus, Deus é Amor.
Magali Ferraz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário