Bem-vindo! Este Blog é nosso!

"Disse eu aos nobres, aos magistrados e ao resto do povo: Grande e extensa é a obra, e nós estamos separados no muro,
longe uns dos outros;" Nee 4:19

Bem-vindo! Este Blog é nosso!



Soldados Feridos

Soldados Feridos

quarta-feira, 28 de março de 2012

Torre de Babel.

Tenho pensado muito sobre a Torre de Babel, texto Bíblico com referência em Gênesis 11:1-9.
Recentemente durante uma viagem, vi do alto as cidades e comunidades separadas por ruas, rios e florestas. Sim comunidades onde as pessoas devem ter pelo menos uma coisa em comum. E será porque não estão todas concentradas em um mesmo lugar em vez de separadas por ruas, rios etc?
Chegando a São Paulo vi a grande concentração de casas e prédios, pouco verde e muitos carros. Aqui também existe algo comum que nos concentra nesta região.
Parece paradoxal que o mesmo Deus que estimula comunhão, também proporcionou a dispersão na Torre de Babel.
Mas vejamos algumas coisas. A torre de Babel parecia uma inocente tentativa de aproximação do povo a Deus.
Pensaram:
-Como seria bom se pudéssemos alcançar o criador e conhecer sua morada!
Porém os meios humanos não são suficientes para isso. Deus não está no firmamento, mas é Espírito e os que desejam conhecê-Lo devem trilhar Cristo que é o Caminho. Este entendimento para seguir atalhos, aborreceu a Deus, que confundiu as linguás os dispersando. Depois os de fala comum, se uniram e se espalharam pela terra.
Porém com o tempo se descobriu que falar a mesma língua não era o suficiente para haver entendimento entre as pessoas. Surgiram as intransigências e discórdias resultando guerras e muitas perdas.
Claro que podemos viver em comunidades, mas não temos que falar a mesma língua. Penso que Deus tem um desejo mais profundo de apenas unir os iguais através da comunicação verbal.
Para viver junto, antes de tudo deve haver, disposição de coração e atitude, onde a vontade de um deve se curvar ao bem de todos, e vice versa. Coisa difícil, mas possível.
Egoísmo, arrogância e altivez, são as causas mais comuns de desigualdades e injustiças humanas.
Ainda creio que não estamos prontos e que até o último momento de nossa vida estaremos aprendendo algo.
A torre de Babel ainda nos fala, nos ensina, mas só irá aprender quem decidir deixar de construí-la em outro local.
Idéias boas nem sempre são de Deus. Atitudes boas e excelentes iniciativas nem sempre serão aprovadas por Ele. E nem todo ajuntamento em nome de Deus tem seu aval. Explico assim a exitância de tantas Igrejas em torno de assuntos em nome de Deus mas, distantes de Sua Palavra. São Torres de Babel que crescem e depois se dispensam. São eventos fabulosos, gigantescos mas sem vida abundante. Muito barulho sem promover salvação e libertação. Verdadeiros túmulos para abrigar mortos.
Só Jesus promove vida, e vida abundante.
Falar igual é uma grande passo para uma comunicação eficiente, mas sem boa vontade para o entendimento, falar a mesma língua pode ser muito bom para a organização de uma grande e duradoura guerra.
É só uma meditação!

Magali Ferraz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário