Bem-vindo! Este Blog é nosso!

"Disse eu aos nobres, aos magistrados e ao resto do povo: Grande e extensa é a obra, e nós estamos separados no muro,
longe uns dos outros;" Nee 4:19

Bem-vindo! Este Blog é nosso!



Soldados Feridos

Soldados Feridos

domingo, 13 de março de 2011




foto - Eduardo Gomes - turma 1982 - casado
-- Pastor e professor - Belo Horizonte - MG

Olá Colegas ex-betelinos, familiares e amigos,

Tomo a liberdade de enviar para vocês alguns documentos da história do INSTITUTO BÍBLICO BETEL BRASILEIRO. Material que faz parte do meu acervo pessoal, como ex-aluno que sou. Depoimentos publicados em jornais e revistas do Betel, fotografias, etc. Sei que outros ex-alunos podem ter consigo também, porém acho oportuno disponibilizá-lo em formato digitalizado, e gostaria que outros ex-alunos fizessem o mesmo também para preservação dessa página da nossa história, pois à medida que os anos passam (e já faz quase trinta anos) os papéis vão ficando amarelado com as mudanças climáticas e podem se perder pelo simples manuseio ou podem ser extraviados por mudança de local de residência, faxinas, incêndios, etc. Os registros que possuo tenho-os guardado comigo com cuidado esses anos todos, pois tenho uma veia jornalística e de historiador, portanto gosto muito de guardar registros históricos sempre pensando que algum possa precisar deles.

Por outro lado, sei também que nossos familiares nem sempre dão o mesmo valor para esses registros e como não somos eternos, (acho que os primeiros alunos a maioria já passou dos cinquenta, não é) por isso tomo essa iniciativa de disponibilizá-los de modo virtual compartilhando com todos meus contatos eletrônicos. Alguns de nossos colegas estão em outros países e quem sabe gostariam de ter consigo algum material a sua disposição para compartilhar com os filhos, amigos ou discípulos em seus campos missionários ou profissionais como também aqueles que estão espalhados aqui em nosso país que é gigantesco.

Em nome da memória evangélica nacional, se faz, pois necessária esse registro digital pois o Betel desempenhou e desempenha um importante papel no cenário evangélico. Sugiro então que esse material seja gravado de forma eletrônica, quer nos computadores pessoais, e disponibilizados nos blogs, sites etc. para testemunho da presente geração e para as vindouras. Muitas vezes temos a tendência de enxergar apenas o momento presente e esquecermos daquelas pessoas e instituições que ficaram para trás. Porém, como todos nós estamos em constante construção ou “repaginação”, esquecer o passado é não reconhecer o presente nem saber qual será o seu futuro. o texto de Jeremias, verso da turma de 81 “Aplica-te ao caminho, ergue marcos, finca postes que te guiem”, alerta-nos para não retirar os marcos antigos nem desprezá-los.

Compreendo que depois de tantos anos há muitas diferenças que nos separam. Às vezes status socioeconômicos e financeiros, níveis intelectuais, preferencias políticas, filosóficas e teológicas, títulos acadêmicos, diferenças regionais ou geográficas, aspectos linguísticos, culturais, faixas-etárias, e organizações familiares, mas não podemos esquecer que um dia fizemos parte da grande família chamada betelina, composta de homens e mulheres vocacionados ou não (às vezes não entendíamos a vontade de Deus) para serem missionários, pastores ou mesmo líderes cristãos.

O material é muito extenso, portanto vou enviar em várias partes por causa do envio por e-mail ser limitado a 25 MB. A primeira revista vou dividir em seis partes e conta a história do Betel de 1968 a 1983. Como vocês podem ver a montagem da revista era artesanal, na época não tínhamos computadores, os desenhos, as ilustrações (era feitos com normógrafo gente, já imaginou?) na equipe além do Dr. Guaracy e Dona Lídia que davam a palavra final para cada matéria colocada, havia Denise Leite, Claudia Mércia e eu (Eduardo Gomes) que na época estudávamos jornalismo na UFPB, e Dona Judite nossa professora de português como revisora dos textos. A segunda revista cobre de 1983 a 1993 foi organizada por Mary Creuza, nesse momento já havia computadores e o layout eletrônico. Espero também que outros ex-alunos da história mais recente tomem a mesma iniciativa e compartilhem conosco as informações mais recentes.

Pr. Eduardo Gomes ( ex-aluno do Betel Brasileiro)

Meus contatos:

e-mail: Eduardo.paulogomes@gmail.com me encontre também no Orkut e Facebook


5 comentários:

  1. Obrigada Pastor Eduardo, por esta rica contribuição ao nosso Blog. Posteriormente postarei os anexos, que conta a História do Instituto Bíblico Betel Brasileiro, tão carinhosamente chamado por todos como Betel. Nos sentimos honrados por ter compartilhado no Betel, não só o conhecimento Teológico, bem como testemunha ocular dos episódios que construíram para esta história e pelas amizades sinceras que o tempo e nem a distância não apagou. Com o carinho da minha amizade, abraços fraternais.
    Magali Ferraz.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de ter acesso a estas relíquias guardadas desde que o Betel se tornou Betel Brasileiro. Estava lá, em 170,quando o prédio foi comprtado,no mês de outubro. Participei do jejum e oração e do passo de fé que D.Lídia deu quando afirmou que teria o dinheiro na data estipulada para outubro. E fomos para o joelho. A partir daquele dia,em nenhum momento a sala de oração ficou vazia,haviaum revesamento entre alunios de hora em hora,de duas em duas,dia e noite,de joelhos diante do Senhor, e ele nos ouviu!!!Aleluia! Glória ao Seu Santo Nome! Me alegro relembrando o milagre que o Senhor operou!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Magal!
    Sou João Braz, me lembro de quando inauguramos uma ig. em Custódia.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  4. Nossa João ando lhe procurando e não lhe encontro. Saudades amigão, e irmão. Pega meu e-mail e me escreve. mglfrrz@gmail.com

    ResponderExcluir