Podemos até pensar que os casos de pedofilia, estão mais frequentes nos últimos anos, mas não é bem assim. Os casos de pedofilia, sempre ocorreram, mas não eram denunciados por vários motivos. Um deles é que as crianças não tinham credibilidade. Cada vez que uma criança denunciava um assedio, ou mesmo abuso sexual, elas eram logo desacreditadas pelo próprio pedófilo, ou pela grande confiança, que o individuo, conquistou. Sim os Pedófilos são sempre gente de inteira confiança, simpáticos, e com aparência acima de qualquer suspeita. São lobos em pele de cordeiro, cuidando de ovelhinhas frágeis.
Mas como? Vamos desconfiar de todos? Assim a vida vai parecer uma paranóia, em que todos são suspeitos, e melhor seria colocar as crianças em uma redoma, protegida de todo o mal.
Imagina!
Nada de paranóia. Basta ter cuidado e estar atenta, pois ninguém é totalmente confiável, nem mesmo você.
Quantas vezes nos surpreendemos em atitudes que só revelam que "perdemos mesmo a cabeça." Atitude inesperada, e surpreendente, é algo do ser humano, mas há atitudes que são oriundas de desvios de conduta, caráter ou mesmo doenças psíquicas.
Minha intenção aqui não é classificar o pedófilo em alguma categoria, ou mesmo avaliar suas motivações, mas sim alertar os pais e cuidadores de crianças e adolescentes, de que ninguém e ninguém mesmo é tão confiável que você pode entregar seu filho e sossegar seu coração.
Falo como mãe. Nunca houve alguém de inteira confiança para cuidar da minha filha. Por isso quero compartilhar as estratégias que utilizei para proteger-la.
Realmente não confie em ninguém absolutamente. Procure trocar as fraldas você mesmo ou caso haja necessidade de outra pessoa, escolha muito bem a pessoa.
Seu filho mesmo que seja um bebe, ele vai reagir negativamente chorando ao ter a presença de alguém que o tenha molestado. As crianças são sensíveis a pessoas que não lhes cuida bem.
Como as crianças ficam mais de um ano de fraldas, é bom que a medida em que ela vai entendendo e articulando algumas palavras, você já vai falando e ensinado a ela sobre os seus órgãos genitais. Explique que é algo dela, e só dela, e aos poucos peça a criança licença para trocar as fraldas e tocar em seu órgão. Ensine que um belo dia ela vai deixar de usar fraldas e que só ela a criança vai cuidar da sua higiene.
Ensine a criança na hora do banho, a se lavar, e a cuidar dos seus órgãos genitais.
Depois que o uso de fraldas for abolido, permita que a criança tome seu próprio banho, e toque seu corpo.
A criança deve ter seu próprio sabonete sua toalha de banho, que ela seja orientada a cuidar de si mesmo. Caso tenha possibilidade, adquira uma messessé, e coloque lá a saboneteira, a escova de dente, o creme dental, uma loção hidratante e uma colônia. Separe um lugar para guarda, e deixe a criança como guardiã. Nos primeiros anos fique por perto, do lado de fora do Box, acompanhando e orientando o banho da criança. A não ser no caso de crianças com cabelos longos é bom que o cuidador lave os cabelos da criança, mas só isso, nada se empolgar e tocar no corpo da criança.
Lembre-se que as crianças nascem sem saber de nada, e que uma criança bem orientada pode se livrar de muita coisa, mas só um adulto pode defendê-la. Assim defenda seu filho (a).
A medida que a criança vai crescendo, oriente-a, para que ao receber algum presente, apenas agradeça, sem dar um abraço ou beijo adicional. Este momento, de um contato físico com a pessoa, caso seja um pedófilo que ninguém sabe, é a oportunidade para que aja um contato físico oportunista. Claro que a criança deve ser abraçada e beijada, mas não por todos e qualquer um, e nem em todo o momento. Ter bom senso nestas horas também é essencial.
Por fim, para quem pensou que educar e ter filhos são só alimentar, e por pra dormir, já viu que está enganado.
Para os homens meu conselho é: evite tocar demais em crianças de amigos e desconhecidos. Hoje em dia qualquer toque pode ser considerado como ato de abuso sexual.
Para as mulheres meu conselho é: ser mãe é um privilégio que nem toda a mulher tem. Assim se você se tornou mãe cuide de seu filho. Oriente, pois dessa forma você vai evitar muitos dissabores, e feridas que podem nunca cicatrizar.
Ser mãe é, uma renuncia de si mesmo, em favor de alguém que só depende de você. Ser mãe é pesado, e cansativo, mas é a dor mais agradável dessa vida.
Vamos ficar alerta, o transtorno de uma família atingida por um pedófilo, é irreversível. Vamos evitar.
Magali .
Nenhum comentário:
Postar um comentário