Bem-vindo! Este Blog é nosso!

"Disse eu aos nobres, aos magistrados e ao resto do povo: Grande e extensa é a obra, e nós estamos separados no muro,
longe uns dos outros;" Nee 4:19

Bem-vindo! Este Blog é nosso!



Soldados Feridos

Soldados Feridos

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

O Amor, por amor.

A vida é uma troca. Trocam-se tudo. Amizade com amizade, desprezo por gentilezas, agressão por agressão, e até violência por passividade. Troca-se amor por ódio e por amor também.
Amor! Como medir o amor que alguém dedica a outro?
Como ser justo na forma de amar?
Ama-se demais? Além da conta?
Qual é a conta, a medida exata do amor?
A Bíblia nos orienta a não dever nada a alguém, exceto o amor. Isso significa que há como não amar o suficiente a ponto de sermos devedores. Esta dívida às vezes me parece difícil perceber, pois cada um tem também à medida que espera receber, que quase sempre é insuficiente. Porém queremos mais e como não obtemos mais, amamos na proporção que somos amados. Parece até justo que isso ocorra assim. Mas não creio que esta é a medida exata.
Jesus nos adverte que amemos uns aos outros assim como Ele nos amou. Então parece que temos uma medida.
Como então foi manifesto o amor de Jesus a humanidade?
Muitas perguntas, mas também muitas respostas, pois a Bíblia nos ensina tudo, até o caminho sobremodo excelente, o caminho do amor. Então vamos lá.
Deus é amor, e Jesus nos amou até a morte e morte de cruz. Esta é nossa medida. Só ama quem tem Deus, e só tem a capacidade de amar alguém, quando a despeito de todos os seus defeitos e falhas, somos capazes de continuar amando. Com isso não significa, que precisamos ou devemos fingir que não vemos os defeitos e as falhas de caráter dos outros, mas que é possível amar a despeito de tudo.
Que milagre é este?
Ou será que nascemos capazes naturalmente de oferecer amor em quantidade superior a que recebemos? Acredito que só é capaz de amar assim, quem tem conhece o Deus da Bíblia. Deus se faz conhecido pela revelação de Si mesmo a todo aquele que crê. É novamente uma troca, quem crê recebe o conhecimento revelador do mistério do amor.
O amor de Deus está relacionado ao perdão, que é a capacidade de aceitar que o outro erre, assim como nós erramos. Temos a mania de não amar as pessoas que falham conosco. E nos detestamos quando erramos também. Temos dificuldade em pedir perdão aos outros e de nos perdoar também. Especialmente quando os erros e as falhas são recorrentes. E a Bíblia nos orienta a perdoar até setenta vezes sete o mesmo erro da mesma pessoa. Parece então que para amar termos que ter paciência e compreensão.
E realmente, quando a Bíblia define o amor, ela diz que o amor é paciente, tudo suporta e jamais acaba. O que não significa, que quando não somos correspondidos no nosso amor, devemos insistir para ser aceito. Respeitar os sentimentos das outras pessoas, também é amor.
Só o amor dura para sempre. A única companhia que levaremos após a morte é o amor. Só o amor, pois Deus é Amor e não nos abandonaria neste caminho da sombra e da morte. Ele estará conosco até o final. Deus nos conduzirá ao Seu Reino do Amor.
Jesus é o Emanuel, que quer dizer: “Deus conosco”.
Assim é.
Magali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário